Como criar uma identidade de marca adequada

Para uma empresa construir um bom marketing digital, deve investir numa boa construção de identidade visual.  A identidade visual deve ser pensada e construída de forma a atrair novos clientes, reforçar a confiança na marca, posicioná-la da melhor maneira, possibilitar maior rapidez no alcance de resultados e dar à empresa um aspeto ainda mais profissional.

Sabia que experiência do consumidor é importante?

Para além de fazer um estudo de mercado, análise da concorrência, definir o posicionamento de marca e definir as cores a utilizar , a experiência do consumidor também é importante. Uma boa experiência do consumidor proporciona uma boa experiência de consumo faz com que qualquer empresa se destaque da concorrência e consiga fidelizar os seus clientes.

Os marketers definem a experiência do consumidor como uma estratégia de negócio que se relaciona, comunica e interage com os clientes nos momentos de necessidade. Quanto mais positiva for a experiência do cliente, maiores são as oportunidades de o consumidor comprar novamente e tornar-se fidelizado.

Como melhorar a experiência do Consumidor?

A empresa poderá melhorar a experiência do consumidor através:

  • Esforço

O esforço mencionado, está relacionado com a importância de diminuir o esforço do cliente durante todo o processo de interação com a marca. Ex: um atendimento rápido e efetivo, uso de uma linguagem clara e acessível.

  • Emocional

É muito importante em qualquer interação, uma vez que, diz respeito ao desenvolvimento de um vínculo emocional entre o cliente e a empresa. Colocar o cliente sempre na frente, fazer com que ele se sinta ouvido e entregar uma experiência feita para ele é essencial para torná-lo um cliente fiel e, mais do que isso, um advogado da marca, alguém que irá indicar a sua experiência para outras pessoas.

  • Sucesso

O sucesso é o pilar da experiência do cliente que está voltado a fazer de tudo para que ele tenha os seus objetivos atingidos durante a interação com a marca. E isso envolve o processo do início ao fim, desde quando ele consegue encontrar o que procura até ficar satisfeito com o atendimento e com o que lhe foi entregue.

Esse é um aspeto bastante marcante para qualquer consumidor e que pode ser usado para medir se uma experiência foi positiva ou negativa.

A importância dos logótipos: como comunicar os valores e identidade?

Faz parte da identidade visual de uma marca e, distingue-se através de elementos tipográficos (como as suas cores ou o próprio lettering – desenho personalizado das letras).

Tem o poder de comunicar o conceito, posicionamento, valores e até a personalidade da sua marca. A visão é um dos primeiros sentidos com o qual os clientes entram em contacto com a marca, por isso, o design estratégico desse elemento é tão importante para começar a contar a história da empresa, de forma a atrair os clientes certos.

O logótipo permite:

  • Atrair a atenção dos clientes e comunicar os valores centrais de uma empresa de uma maneira interessante
  • Identificar a marca
  • Distinguir da concorrência
  • Consistência à marca

As cores também têm impacto no logótipo, por isso, é necessário compreender a psicologia das cores e saber o que cada cor desperta nos consumidores. 

É preciso perguntar qual é a imagem que a empresa espera passar para o consumidor e qual é o público-alvo que deseja atingir. Depois disso é possível escolher as cores certas para a marca. 

Um bom logotipo transmite a imagem da empresa no mercado e faz com que os consumidores-alvo se identifiquem com a marca. Portanto, o significado das cores para logótipo tem um grande papel na empresa.

Pedir orçamentos

É importante não esquecer dos orçamentos, ou seja, planear orçamentos é importante para assegurar que os recursos da empresa vão ser bem distribuídos. É essencial pedir no mínimo 3 orçamentos, comparar valores e ver portfólio das empresas fornecedoras.

Objetivos e Metas a alcançar

E, por fim, nunca esquecer que boa estratégia de marketing precisa ter objetivos bem definidos, a estratégia em si para alcançar esses objetivos, as ações, as metas e os indicadores de monitorização dessas ações.

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