Saber como captar e manter clientes é uma tarefa desafiante, mas está inevitavelmente no topo das prioridades de qualquer empresa. Não existe uma única estratégia que se aplica integralmente para todo o tipo de empresa. Cada empresa deve adaptar as estratégias consoante as suas necessidades e os seus clientes.
Como atrair novos clientes?
Apesar de não haver uma fórmula especifica, não significa que não se possa dar algumas dicas. Para além das que se seguem abaixo, contacte-nos e daremos dicas ajustadas ao seu negócio.
- Conhecer muito bem o seu público-alvo
É essencial entender quais os hábitos, necessidades e comportamentos dos clientes, de modo a garantir a satisfação dos mesmos. Quanto mais focada a empresa estiver nas necessidades do cliente, mais chance terá de captar a sua atenção e ganhar a confiança por parte do cliente.
- Proporcionar experiências personalizadas
- Caso o cliente ache o preço do serviço muito alto, é essencial conversar com o mesmo para que juntos encontrem uma alternativa mais em conta que entregue um resultado dentro do que ele deseja.
- Por exemplo num cabeleireiro, proporcionar uma experiência sensorial, no lavatório, que é um momento de relaxamento da cliente enquanto trata o cabelo. É possível proporcionar descontração com pequenos detalhes, como: perguntar à cliente qual a temperatura da água mais agradável, garantir que as luzes do ambiente não estejam muito fortes, colocar uma música ambiente e relaxante, oferecer uma massagem no couro cabeludo para garantir uma sensação de bem-estar à sua cliente, etc.
É importante ter em atenção o mercado de nicho, que consiste na escolha, por parte da empresa, de uma fatia bastante específica do mercado e direciona todos os esforços de divulgação para captar esse consumidor, trabalhando uma comunicação específica. É uma estratégia muito importante para quem deseja especificar a sua atuação aprofundar-se no atendimento das necessidades de um público bastante específico. Além de servir para a diferenciação, também traz diversos benefícios para as empresas optam por esta estratégia.
- Procurar feedback e referências
É sempre importante mostrar ao cliente que nos preocupamos com a opinião dele. Por isso, vale a pena pensar em formas de ouvir feedbacks do negócio. Dificilmente alguém está disposto a responder perguntas sobre um atendimento do dia a dia, logo estava deve ser o mais simples, rápida e o mais clara possível. Poderá ser um questionário online ou em papel. Exemplo:
- Gostou do serviço?
- Gostou do atendimento foi satisfatório?
- Indicaria os serviços a amigos?
- Utilizar o marketing de conteúdo
É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante – textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais. É um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. O foco principal consiste em angariar público-alvo e fazer crescer a rede de clientes e potenciais clientes.
- Utilizar técnicas de SEO
Otimização dos motores de busca – um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Consiste num conjunto de ações destinadas a melhorar a posição de uma página, ou conjunto de páginas, do website nos resultados de pesquisa dos motores de busca para os termos específicos utilizados pelos diferentes tipos de utilizadores com o objetivo de ampliar a visibilidade da marca, o tráfego na página, a possibilidade de monitorização e o mais importante de tudo: aumentar conversões!
- Utilizar técnicas de SEA
O SEA – Search Engine Advertising, consiste no desenvolvimento de campanhas publicitárias online em plataformas como o Google Adwords, Facebook Ads e Linkedin Ads.
É uma forma de conquistar clientes, porque grande parte do mercado consumidor está presente nesses meios. Garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços. Para além de gerar visibilidade, fortalece o relacionamento com os clientes.
- Ter uma lista de e-mails e contactos dos clientes
Para angariar mais clientes é importante a empresa criar uma base de dado, com os respetivos email e contactos telefónicos. É uma forma de saber que clientes não vos visitam há mais de um ano e também:
- Criar grupos: por exemplo, no WhatsApp e dessa forma partilhar: eventos futuros ou promoções, campanhas que estejam abertas e workshops temáticos
- Enviar newsletters:
- Divulgação de novos produtos ou serviços,
- Partilhas de artigos, comunicar um evento ou realizar campanhas de remarketing
- Programas de fidelização
- Adequar as estratégias ao comportamento dos consumidores, através da monitorização e da recolha de dados na plataforma da internet.
- Direcionar as pessoas com interesses similares aos serviços oferecidos pela empresa. Assim, haverá mais potencial desses clientes a procurarem a empresa.
- Com a base de dados dos clientes dá para oferecer descontos exclusivos e personalizados para os clientes que frequentemente vão à empresa e, assim, aumentar a chance de fidelização.
Pretende aplicar uma das 8 estratégias? Fale connosco e nós a sua a empresa a angariar mais clientes.
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