O SEO ou otimização para motores de pesquisa, divide-se em duas vertentes distintas: on-page SEO e off-page SEO. Hoje vamos falar sobre o off-page SEO, que consiste na otimização de SEO que acontece fora do site, que está relacionada com link building, redes sociais, entre outros.
O que é off-page SEO?
Os fatores off-page são todos aqueles que acontecem fora do site, ou seja, que não se conseguem controlar diretamente, mas sim indiretamente. O Google considera diferentes fatores externos como fatores relacionados com ranking, tal como o número de links em outros sites que apontam para os conteúdos, os fatores de redes sociais que incluem o número de «gostos» e partilhas dos conteúdos nestas estruturas, a autoridade e confiança do endereço de domínio do site e das páginas de conteúdo. É importante ter em atenção os seguintes pontos:
- Autoridade e Confiança
A autoridade e a confiança de um site ou das páginas continuam a ser fundamentais para determinar a sua relevância em comparação com outros resultados existentes na internet. Existem dois tipos de autoridade:
- Autoridade do domínio
Determina o quão relevante é o domínio principal de um site, baseado em vários fatores, como a quantidade de links que apontam para o domínio, o número de partilhas do domínio principal nas redes sociais, entre outros relacionados única e exclusivamente com o domínio principal.
- Autoridade de página
Cada página do site tem uma autoridade diferente, baseada nos mesmos fatores, como links externos, sinais sociais, entre outros, que determina o quão autoritária é essa página, ou artigo, aos olhos do Google.
- Link Building
O Google começou a dar uma importância considerável ao tempo de carregamento das páginas. O motor de busca certificou que uma boa experiência para o utilizador inclui um carregamento rápido do site da empresa e das páginas de conteúdo.
Permite aumentar a autoridade e reputação do site nos motores de pesquisa, melhorando o posicionamento orgânico, aumento de rankings e tráfego. Um bom perfil de links é aquele que inclui tanto links externos para conteúdos do site da empresa, como links internos entre os seus próprios conteúdos. É também aquele que inclui links com texto-âncora exato, não exato, imagens e outros tipos que apontam para o site ou blog a partir de outras publicações na internet. Fará com que aos olhos dos motores de busca, as páginas da empresa tenham uma maior relevância, uma vez que consideram links como recomendações de outros autores em relação aos seus próprios conteúdos.
Para o Google avaliar o Link Building, os seus robôs utilizam diferentes critérios para avaliar a página, passando pela qualidade do conteúdo e também pelos links que ela recebe e envia para outras páginas. No que diz respeito ao Link Building, o Google tem em consideração diversos fatores, sendo estes os mais importantes:
- O texto-âncora do link, ou seja, o texto onde a hiperligação é feita
- O contexto em que esse link aparece dentro do seu conteúdo
- Se o link é dofollow (passa autoridade) ou nofollow (não passa autoridade)
Estes são os principais critérios de análise por parte do Google em relação aos links e à sua qualidade.
- Sinais Sociais
O Google tem dado cada vez mais importância aos chamados sinais sociais, que incluem todo o tipo de interações nas principais redes sociais do mercado, incluindo “gostos”, partilhas e comentários.
Embora o Google não considere os sinais sociais como critérios oficiais do seu algoritmo, eles influenciam indiretamente o ranking, sendo recomendável que se trabalhe corretamente os canais digitais e sociais. Quanto maior for a interação com os seus conteúdos, maiores serão as chances de se posicionarem bem nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa.
Ficou com dúvidas? Fale connosco ou agende uma reunião e nós esclarecemos todas as questões!