Jornada do Cliente no Marketing Digital

cubo rubik

O marketing digital permite às empresas estarem próximas do seu público alvo como nunca antes foi possível. Através de um clique é possível distribuir informações promocionais e institucionais.

Quando pensamos no nosso segmento alvo não podemos ser genéricos. Temos que compreender que cada pessoa está num diferente estágio de decisão, isto é, a pessoa observa e compreende o problema que tem em mãos de forma completamente diferente.

De forma resumida, existe 3 etapas na jornada do cliente:

  1. Conhecimento
  2. Consideração
  3. Decisão

Dependendo da etapa em que um determinado cliente se encontra será crucial adaptar a linguagem, a forma de estar e a oferta. Ao longo de cada etapa a maturidade e conhecimento do cliente aumenta: o cliente passa a estar desinformado a completamente informado.

Vamos agora explorar cada etapa da jornada do cliente no marketing digital:

  • Conhecimento

Nesta etapa o consumidor está consciente que tem um problema. Apesar de não saber qual a melhor solução (ou se há uma solução), o cliente tem curiosidade em saber mais. Aqui o objetivo da comunicação passa por captar a atenção.

Por exemplo, o Carlos tem uma pequena loja de bairro. O movimento na loja está lento e por isso ele “pergunta ao Google” coisas como: “como aumentar o fluxo de clientes?” ou “como aumentar as vendas online?”.

  • Consideração

Nesta fase o consumidor está consciente que tem um problema. Após pesquisar muito sobre um determinado tema e agora está pronto para estudar por possíveis soluções.

No exemplo do Carlos, ele colocaria as seguintes questões “como aumentar as vendas online no Facebook” ou “como criar loja online”.

  • Decisão

Neste momento, o consumidor está perfeitamente informado das soluções possíveis e quais destas melhores se enquadram naquilo que procura.

O consumidor está pronto para escolher, sendo importante criar um sentido de urgência para incentivar ao fecho da venda.

O Carlos procuraria por situações como: “empresas de desenvolvimento de lojas online” ou “agências de marketing digital e gestão de redes sociais”

Estar consciente destas diferentes etapas é uma ferramenta crucial para podermos falar a mesma linguagem que o nosso público alvo e ter uma comunicação mais eficaz e que mais facilmente se converte em resultados.

Quer melhorar a forma como comunica com o mercado? Entre em contacto connosco.

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