Tom de voz da marca: o que é e qual a importância

boneco lego e sapatilha

O tom de voz da marca é um conceito cada vez mais usado em marketing digital e que corresponde à forma como queremos que o nosso público alvo nos percecione. Trata-se, portanto, da transposição de características humanas a uma marca, ou seja, a forma de estar, ser e comunicar.

A forma como uma marca comunica é importante. Se o tom de voz da sua marca for caracterizado por ser divertido, descontraído e objetivo, comunicar de forma séria, tensa e evasiva transmitirá ao consumidor uma imagem totalmente oposta daquela que queremos.

Manter um tom de voz de marca constante deve ser sempre algo presente na mente de todos os que representam a marca. Divergências apenas levam a confusão, dúvidas e receio por parte do consumidor final. Sendo assim, numa organização, por maior ou mais pequena que seja, é crucial existir um guia do tom de voz da marca.

Este guia deverá contemplar, com exemplos práticos e objetivos, a forma como quem dá voz à marca deve falar com o mercado. Além da forma de estar, deverá estar contemplado o uso de estrangeirismos e emojis. Dependendo de cada canal e da etapa da jornada do cliente, o tom de voz poderá ajustar-se.

O tom de voz da marca não é algo estático: a marca amadurece e a forma de estar no mercado também. Estar atento à necessidade de mudar é crucial para que a sua voz seja eficaz.

Em termos práticos, definir o tom de voz da marca permitirá ter benefícios claros, especialmente no que diz respeito na vertente do marketing digital:

  • Os conteúdos criados serão cada vez mais alinhados com o público
  • A autoridade e reconhecimento do mercado aumenta
  • A empresa tornar-se-á mais próxima do mercado alvo, “falando ao ouvido”

Depois de definir o tom de voz da marca o próximo passo passará por criar as brand e buyer personas.

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