Como atrair novos clientes: 8 Estratégias para conquistar clientes

Saber como captar e manter clientes é uma tarefa desafiante, mas está inevitavelmente no topo das prioridades de qualquer empresa. Não existe uma única estratégia que se aplica integralmente para todo o tipo de empresa. Cada empresa deve adaptar as estratégias consoante as suas necessidades e os seus clientes.

Como atrair novos clientes?

Apesar de não haver uma fórmula especifica, não significa que não se possa dar algumas dicas. Para além das que se seguem abaixo, contacte-nos e daremos dicas ajustadas ao seu negócio.

  1. Conhecer muito bem o seu público-alvo

É essencial entender quais os hábitos, necessidades e comportamentos dos clientes, de modo a garantir a satisfação dos mesmos. Quanto mais focada a empresa estiver nas necessidades do cliente, mais chance terá de captar a sua atenção e ganhar a confiança por parte do cliente.

  • Proporcionar experiências personalizadas
  • Caso o cliente ache o preço do serviço muito alto, é essencial conversar com o mesmo para que juntos encontrem uma alternativa mais em conta que entregue um resultado dentro do que ele deseja.
  • Por exemplo num cabeleireiro, proporcionar uma experiência sensorial, no lavatório, que é um momento de relaxamento da cliente enquanto trata o cabelo. É possível proporcionar descontração com pequenos detalhes, como: perguntar à cliente qual a temperatura da água mais agradável, garantir que as luzes do ambiente não estejam muito fortes, colocar uma música ambiente e relaxante, oferecer uma massagem no couro cabeludo para garantir uma sensação de bem-estar à sua cliente, etc.

É importante ter em atenção o mercado de nicho, que consiste na escolha, por parte da empresa, de uma fatia bastante específica do mercado e direciona todos os esforços de divulgação para captar esse consumidor, trabalhando uma comunicação específica. É uma estratégia muito importante para quem deseja especificar a sua atuação aprofundar-se no atendimento das necessidades de um público bastante específico. Além de servir para a diferenciação, também traz diversos benefícios para as empresas optam por esta estratégia.

  • Procurar feedback e referências

É sempre importante mostrar ao cliente que nos preocupamos com a opinião dele. Por isso, vale a pena pensar em formas de ouvir feedbacks do negócio. Dificilmente alguém está disposto a responder perguntas sobre um atendimento do dia a dia, logo estava deve ser o mais simples, rápida e o mais clara possível. Poderá ser um questionário online ou em papel. Exemplo:

  • Gostou do serviço?
  • Gostou do atendimento foi satisfatório?
  • Indicaria os serviços a amigos?
  • Utilizar o marketing de conteúdo

É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante – textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais. É um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. O foco principal consiste em angariar público-alvo e fazer crescer a rede de clientes e potenciais clientes.

  • Utilizar técnicas de SEO

Otimização dos motores de busca – um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Consiste num conjunto de ações destinadas a melhorar a posição de uma página, ou conjunto de páginas, do website nos resultados de pesquisa dos motores de busca para os termos específicos utilizados pelos diferentes tipos de utilizadores com o objetivo de ampliar a visibilidade da marca, o tráfego na página, a possibilidade de monitorização e o mais importante de tudo: aumentar conversões!

  • Utilizar técnicas de SEA

O SEA – Search Engine Advertising, consiste no desenvolvimento de campanhas publicitárias online em plataformas como o Google Adwords, Facebook Ads e Linkedin Ads.

É uma forma de conquistar clientes, porque grande parte do mercado consumidor está presente nesses meios. Garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços. Para além de gerar visibilidade, fortalece o relacionamento com os clientes.

  • Ter uma lista de e-mails e contactos dos clientes

Para angariar mais clientes é importante a empresa criar uma base de dado, com os respetivos email e contactos telefónicos. É uma forma de saber que clientes não vos visitam há mais de um ano e também:

  • Criar grupos: por exemplo, no WhatsApp e dessa forma partilhar: eventos futuros ou promoções, campanhas que estejam abertas e workshops temáticos
  • Enviar newsletters:
  • Divulgação de novos produtos ou serviços,
  • Partilhas de artigos, comunicar um evento ou realizar campanhas de remarketing
  • Programas de fidelização
  • Adequar as estratégias ao comportamento dos consumidores, através da monitorização e da recolha de dados na plataforma da internet.
  • Direcionar as pessoas com interesses similares aos serviços oferecidos pela empresa. Assim, haverá mais potencial desses clientes a procurarem a empresa.
  • Com a base de dados dos clientes dá para oferecer descontos exclusivos e personalizados para os clientes que frequentemente vão à empresa e, assim, aumentar a chance de fidelização.

Pretende aplicar uma das 8 estratégias? Fale connosco e nós a sua a empresa a angariar mais clientes.

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